Um trabalhador que sai do bairro
Cidade Soberana em Guarulhos que fica próximo ao Terminal São João para ir ao
Centro da Cidade deve pegar um ônibus que o leve ao terminal e lá fazer a
baldeação para outro que o leve ao centro. O problema é que hoje os moradores
desse bairro podem levar até 2 horas para completar esse percurso.
Este
problema não é exclusividade dos moradores do Cidade Soberana, infelizmente essa
é a realidade de diversos Guarulhenses, moradores de bairros como Pimentas,
Cabuçu e tantos outros.
O
transporte público na cidade é caótico! Após a implantação dos terminais de
ônibus pelo Prefeito Almeida/PT muitas linhas que levavam os moradores do
centro para os bairros foram desativadas e substituídas pelos micro-ônibus que
passaram a fazer o transporte do terminal até o bairro.
Os
terminais não são interligados. Não existe linha que leve as pessoas do
Terminal São João ao Terminal Pimentas, nem do Terminal Pimentas ao Cecap, é quase
impossível transitar entre os bairros sem pegar ao menos 2 ônibus. Este não é o
único problema, Guarulhos prática uma das mais altas tarifas do país R$3,00.
O trabalhador que precisa pegar 2 ônibus por dia para ir ao trabalho 5
dias por semana no final do mês gasta R$120,00. Se ele receber 1 salário mínimo
gastará 16% de seu salário. Fora outras despesas que ele tem como água, luz,
comida e aluguel, muitas vezes esta tarifa pesa na vida da população.
Guarulhos
é a 8ª maior cidade do país, tem um PIB de 31,4 bilhões de reais segundo dados
divulgados pelo IBGE em 2010. O PIB de 2010 da cidade de
Guarulhos superou individualmente o de 10 estados brasileiros: Rondônia, Acre,
Roraima, Amapá, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e
Sergipe, também abriga o maior Aeroporto do Estado mas mesmo assim não tem
metro e nem trem para o transporte coletivo.
Com todos esses recursos é
possível pensar e investir em outras formas de transporte para a população. Mas
para isso é preciso governar e tornar melhor a condições de vida dos
trabalhadores.
É preciso acabar com os privilégios dos donos das empresas de ônibus que somam lucros gigantescos com o transporte da população. Ao invés de investir em qualidade eles planejam sempre meios de carregar mais gente gastando menos dinheiro. Assim criam coisas como dupla-função motorista/cobrador que acaba prejudicando a população e os trabalhadores.
O PSTU que esteve nas jornadas
de junho, nas lutas junto aos estudantes e trabalhadores pela diminuição da
tarifa do transporte, defende a estatização imediata de todas as empresas de
ônibus da cidade. Não se pode ter lucro com o transporte. É possível praticar o
PASSE-LIVRE, alguns municípios já fazem isso. A cidade pode destinar parte de
seus recursos para isso.
Guarulhos precisa de metro, mais tem que ser pra já! O Alckmin já
prometeu o metro na cidade diversas vezes, porém cada vez ele joga um prazo
diferente um ano ele diz que haverá metro em 2018 outro em 2022, não podemos
esperar até lá!
Estamos cansados desse SUFOCO! Cansamos de passar um tempão em pé dentro
do ônibus lotado! Nessas eleições é preciso defender um programa que seja
construído e voltado para os trabalhadores. Venham conhecer o PSTU!
Pela estatização
imediata das empresas de ônibus!
Passe-Livre já!
Ampliação na frota de
veículos e linhas na cidade!
Precisamos de Metro
em Guarulhos já!
É UMA VERGONHA O QUE O PREFEITO ALMEIDA FEZ, COM A MAIORIA DAS LINHAS DE ÔNIBUS DE GUARULHOS. HOJE OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS GASTAM EM MÉDIA 3 HORAS PARA CHEGAR EM SUAS CASAS, DEPOIS DE UMA LONGA E SOFRIDA JORNADA DE TRABALHO. PARA AGRAVAR AINDA MAIS É DE PÉ E ESPREMIDO (A)IGUAL LATA DE SARDINHA!
ResponderExcluirPara piorar, o trânsito na cidade está insuportável, especialmente m alguns momentos do dia. Isso faz com que a viagem fique ainda mais longa. Trabalhadoras e trabalhadores ficam ainda mais tempo em pé. Caótico mesmo!!!!!
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