Social Icons

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Abaixo o Escola Sem Partido!


Na próxima quinta 3/05 a Camara de Guarulhos pode deliberar um projeto conhecido como “Escola Sem Partido” ou Projeto Lei da Mordaça, o PL 1.470! O projeto foi apresentado pelo vereador Laércio Sandes/DEM com o apoio do MBL, Movimento ligado a partidos de direita como o PSDB.

O Artigo 2º do PL 1.470 diz: “É vedada a prática da doutrinação política e ideológica em sala de aula, bem como a veiculação, em disciplina obrigatória, de conteúdos que possam estar em conflito com as convicções morais dos estudantes, de seus pais e responsáveis”. Porém não especifica o que são convicções morais, muito menos o que é doutrinação política. Os defensores do projeto criminalizam as discussões de gênero, o debate sobre direitos. Nós do PSTU entendemos que isso é um grave ataque a liberdade de expressão dos professores, é um combate ao pluralismo de idéias.

A Constituição Federal de 1988 assegura essa liberdade em seu artigo 206: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas(...)”.

Outro ponto crítico do documento é o artigo 3º, inciso II: “Não fará propaganda em sala de aula, nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas com finalidade político-partidária”. Caso o PL seja aprovado os professores e estudantes poderão ser criminalizados caso se organizem para exigir uma escola pública de qualidade.

Toda a opinião é política, inclusive o Escola sem Partido, essa é a política daqueles que sempre governaram o país!

Não é por acaso que se propõe proibir os educadores a convidar “seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas”. Os partidos de direita desencalharam esse projeto num momento em que os estudantes do país inteiro passaram a ocupar escolas e a defender uma escola pública de qualidade. Projetos como esse tem preocupação em criminalizar todos aqueles que lutam pela educação!

Não deram esse nome à toa. Sabem que a crise política do Brasil faz com que a população questione, com toda razão, os grupos políticos tradicionais. Não é por outro motivo que deputados e senadores tentam fazer parecer que essa ideia veio da sociedade por meio do Movimento Escola Sem Partido, ligado a partidos de direita.

Na verdade, os que mais prejudicam estudantes e educadores são os que hoje governam o Brasil e passam a tesoura nos investimentos na área. Só no ano passado, o ajuste fiscal retirou bilhões de escolas e universidades. Com amigos assim, a educação pública não precisa de inimigos.

Quinta na Camara Municipal de Guarulhos nós do PSTU estaremos presentes na luta contra o PL da Lei da Mordaça!

Que os professores e alunos tenha total liberdade de organização e manifestação!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
 Imagem: Tião do SAAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates