Social Icons

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ALMEIDA, GUARULHOS NÃO AGUENTA MAIS RACIONAMENTO DE ÁGUA!



Este ano estamos sofrendo com um dos verões mais quentes em décadas. A necessidade da água nesse caso se tornou ainda maior. Refrescarmo-nos com banhos frios e tomar água gelada são necessidades ainda mais constantes nestas altas temperaturas, além dos usos básicos como higiene e alimentação.
Quem vive em Guarulhos já é acostumado a ter que economizar água. Em diversos bairros a política de racionamento é constante como no Bom Clima que tem água dia sim dia não, e em bairros mais afastados do centro o problema é ainda maior como na região do Pimentas, Bonsucesso, São João, Soberana, Fortaleza e no Cabuçu que sofrem com um número maior de dias sem água, chegando a ficar até 3 dias seguidos sem. Valorizamos este bem natural que é a água e não temos o hábito do desperdício até pela constante escassez.
Um bom exemplo do racionamento já existente é a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que era localizada no bairro dos Pimentas, desde que  mudou para o centro da cidade vive o caos da falta de água.  Atividades básicas como descarga, lavar as mãos e cozinhar não são garantidas em uma das principais universidades públicas do país, a comunidade acadêmica vive um verdadeiro caos desde que mudou para lá. Esta é a realidade muitas vezes de milhares de guarulhenses mesmo em épocas de chuvas. As escolas básicas, os postos de saúde, todos esses tem ficado constantemente sem água, e sem condições de higiene e prestação de serviço. Os caminhões pipas não estão chegando em diversos lugares. No bairro do Cabuçu os moradores estavam indignados por estarem 5 dias sem água, e sem fornecimento de caminhões pipas.
                Em uma cidade como Guarulhos com a 2° maior economia do Estado, perdendo apenas para a capital, e a 8° maior economia do país é muito descaso da prefeitura querer culpar os guarulhenses pela falta de água. A muito tempo é necessário investimento público no SAAE, que vive um processo de sucateamento numa tentativa da prefeitura de justificar sua privatização nos próximos anos. Estima-se que a cidade perca mais de 15% de sua água em vazamentos pelas tubulações que não tem manutenção há anos. Muito nos admira esta situação bem na gestão do prefeito Almeida do PT que já dirigiu diretamente a Autarquia do SAAE.
É certo que fomos pegos de surpresa por um verão quente e seco como não se via há muito tempo, mas é certo também que em Guarulhos já existe uma crise no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE).  Guarulhos compra água da SABESP, pois não garante o abastecimento sozinho, também somos abastecidos pela represa Cantareira que está com seus reservatórios baixíssimos e abastece boa parte da grande São Paulo.
Esta é uma crise já anunciada. Sem investimento não é possível melhorar a distribuição para que a água chegue a toda a população e não apenas a alguns felizardos. Não existe condições de um sistema que abastece cerca de 350.000 domicílios com uma população de 1,6 milhões de habitantes viver neste quadro limite, qualquer situação fora do comum se transforma em um gigantesco problema e quem paga o pato é o povo.
CHEGA DE RACIONAMENTO DE ÁGUA!
PELO FIM DO SUCATEAMENTO DO SAAE QUE VISA SUA PRIVATIZAÇÃO!
NA COPA VAI TER LUTA! JÁ SÃO MAIS DE 30 BILHÕES GASTOS COM A COPA!
TEM DINHEIRO PARA A COPA MAS NÃO TEM PARA OS DIREITOS BÁSICOS DA POPULAÇÃO COMO A ÁGUA!
CHAMAMOS A TODOS PARA O ATO NO DIA 21 DE FEVEREIRO NA PRAÇA MATRIZ CONTRA OS DESMANDOS DA COPA!
 

Um comentário:

  1. O prefeito de Guarulhos (PT) disse à rede globo (Veja vídeo (04:56) http://youtu.be/8Fy4DHfR8d0) que a população da cidade cresce em torno de 35 a 40 mil habitantes por ano.
    Perguntamos: Se a população cresceu 350 a 400 mil habitantes em dez anos (2004/2013), porque o Saae reduziu a quantidade de funcionários de 1528 para 1274, no mesmo período?
    Aí está uma grande irresponsabilidade e, a falta de compromisso do prefeito Almeida para com a população da cidade por não ter a quantidade suficiente de funcionários para fazer os consertos dos vários vazamento de água no dia a dia da cidade de Guarulhos. E ainda pedem racionamento (Veja outro vídeo http://youtu.be/XsOlkeYavTM).

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates